Escolhi essa frase pro título porque é uma das que eu mais escuto.
Mas além dessa vou citar outras:
"A banda não pode trazer técnico!"
"Dá pra fazer com o som da casa, o DJ faz sempre!"
"Tem um cara lá que sempre faz o som!"
"To achando meio caro pra um técnico de som..."
No meu primeiro post falei sobre as bandas começarem a entender a necessidade de um técnico. Falta agora as casas noturnas e empresas perceberem. Claro que isso não é geral, de forma alguma. Mas ainda existe essa mentalidade. Do tipo "o equipamento é bom, coloca qualquer um pra fazer, a mesa até mexe sozinha!"
Ou então a casa em questão diz que a banda não pode levar o técnico. Já viu alguma casa falar que não pode levar o baterista, tem que fazer o show com o baterista da casa? Não estou comparando o músico ao técnico, mas a verdade é que cada um tem sua função; músicos, técnicos, roadies, produtores...
Dependendo da banda/show, o técnico funciona como um outro músico, disparando efeitos, loop ou o que quer que seja na hora certa, como um músico precisa fazer as notas na hora certa.
Agora, de quem é a culpa dessa mentalidade?
Questão difícil...
Primeiramente tem o lado financeiro, que eu acho que dever ser o principal. Acham caro pagar um técnico competente, preferem um curioso mesmo que trabalha por qualquer coisa, ou que trabalha até de graça só pra estar na zoeira. Tipo: "Deixa eu entrar de graça que eu fico no som!". Mas também tem o fato de talvez as pessoas envolvidas talvez não perceberem a diferença. E isso é outra coisa que me deixa MUITO PUTO!!!!
É muito chato ter pessoas envolvidas no meio só pela grana, pelo status, por que tem canal...Não gosto de trabalhar com essas pessoas.
Eu particularmente acho que o requisito básico pra estar no meio é amar a música, amar o que faz, ter prazer em ver e ouvir um belo show, ver a coisa toda acontecendo da melhor forma possível.
Eu hoje em dia realmente escolho meus trabalhos de forma mais seletiva e não faço qualquer coisa. Isso pode parecer um pouco de prepotência (hehehe), mas fazendo isso eu trabalho melhor, mais feliz, e os resultados do meu trabalho tem sido cada vez melhores. Eu tenho muito orgulho de trabalhar com as pessoas e bandas com as quais trabalho. Elas tem realmente essa preocupação de fazer o melhor possível pra que sua MÚSICA soe bem. Fazem com amor. E essas são as pessoas com as quais eu quero trabalhar. E quero que esse show sirva de exemplo para aqueles que acham que tudo se resume somente em zoeira e/ou dinheiro.
Gostaria muito que essa mentalidade se torna-se coletiva (coletivo, hehehe) e to fazendo o possível pra que a boa música seja sempre a atração principal!