Às vésperas do festival SWU (não tão véspera assim, eu que to ansioso mesmo) percebi algo muito interessante nesse festival, que é um dos grandes, como há muito tempo não vemos por aqui.
Então, vendo a escalação das bandas desse festival eu percebi que o rock não morreu, mas está congelado em algum lugar no final da década de 90.
Não pretendo contar a história do rock aqui, mas só pra relembrar.
Nos anos 50 tivemos Elvis e Johnny Cash, em 60 Beatles e Stones, nos anos 70 o surgimento do metal e do hard rock, com Sabbath, Zeppelin e Deep Purple e o começo do punk com Sex Pistols, Ramones, etc. Na década de 80 a consagração do metal: Iron Maiden, Slayer, Metallica, e, no final o hard rock/poser do Guns'n'Roses e associados. No início dos 90 muda tudo. Vem o grunge de Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam, Soudgarden...e no meio pro final dos 90 surge o new metal. Aqui no Brasil tivemos a Jovem Guarda, depois Mutantes e Secos e Molhados, na década de 80 a explosão do BRock com Titãs, Barão, Legião, e na década de 90 bandas irreverentes como Raimundos, Mamonas e Planet Hemp. E depois veio o....? Eu num sei o que veio depois, só sei que não é rock e que não vai demorar a ser esquecido.
Veja como exemplo as principais atrações do SWU:
Rage Against the Machine: uma das maiores e mais criativas bandas da década de 90. Tom Morello criou uma nova forma de tocar guitarra, fazendo solos maravilhosos entre os protestos de Zakk de La Rocha.
Queens of the Stone Age: liderada por Josh Homme, guitarrista da lendária banda Kyuss, a banda que "inventou" o stoner na década de 90.
Mars Volta: outra banda que surgiu de uma banda da década de 90. Formada por Cedric Bixler-Zavala e Omar Rodriguez-Lopez, antigos membros do At The Drive in.
Infectious Groove: outra que vem desde os anos 90, com membros que também tocaram no Suicidal Tendencies.
Linkin Park: refugo do new metal do final da década de 90. Mas há controvérsias! Eu acho um Backstreet Boys com guitarras bem pesadas.
Cavalera Conspiracy: Formada por Max e Igor Cavalera, depois que o Sepultura desandou.
Outras bandas que também tem (muito) mais de 10 anos: Dave Matthews Band, Incubus, Pixies, Yo La Tengo, Sublime (agora com nova formação).
Pois é isso. Fora uma ou outra banda surgida no novo milênio, e nesse ponto eu vejo o dedo de gravadoras e empresários, as grandes atrações são de outras décadas simplesmente porque nada bom, original e duradouro surgiu nessa década, pelo menos não no mainstream.
Ainda hoje vejo muitas bandas covers, tributos, ouço na rádio, na tv e vejo pessoas curtindo Beatles, Sabbath, Ramones, Nirvana, Guns'n'Roses, fora outras bandas que citei acima, mais um monte que não citei, mas que são mais velhas do que eu. Hehehehe.
Fica ae minha aposta: será que daqui há 20 anos as pessoas vão lembrar do My Chemical Romance, Simple Plan, Restart, Tokyo Hotel, Lady Gaga, Nx Zero, Cine, etc...
Eu aposto que não! E se alguem lembrar pode me cobrar daqui há 20 anos que eu pago uma cerveja! Mas ao som de Alice in Chains! heheheh
Abraços nostálgicos pra minha extensa lista de 25 seguidores!!!
Sobre o autor:
Rodrigo Buzum é grunge, dorme sujo, bebe cachaça, usa drogas e toda sexta feira vai ao cemitério com seus amigos góticos.